Se você chegou nesse post, com certeza já sabe da importância de ter uma lista de contados saudável dentro de um mailing segmentado para as suas ações de vendas, marketing e até mesmo de relacionamento com o cliente, como manter um pós-venda e fazer as cobranças para os clientes inadimplentes.

Antes de passar para o [GUIA] Lista de Contatos Saudável: Mailing Segmentado, vou te mostrar sobre o que irei falar nesse texto:

  • Como criar uma lista de contatos?
  • Como manter um mailing organizado e segmentado?
  • Base atualizada no seu PDV ou CRM
  • Mantendo a recorrência
  • Seja relevante
  • Recupere clientes inativos
  • Concluímos que...
  • BÔNUS

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[GUIA] LISTA DE CONTATOS SAUDÁVEL: MAILING SEGMENTADO


Mas, se você não sabe o que é o conceito de manter uma lista de contatos saudável e o que ela tem a ver com pós-venda e relacionamento com o cliente? Afinal, é só fazer os envios das campanhas e torcer para que converta em vendas e engajamento, não é mesmo?

Bom, se vivermos em um mundo de conto de fadas, a resposta é sim, mas acho que isso vai ficar apenas na imaginação e a questão que fica é, por onde começar, como captar os contatos dos clientes e até mesmo como manter esses dados atualizados.

Pois, eles estão sempre em constante movimento e a sua jornada de compra está sempre mudando. Então, por isso sempre falo que é muito importante continuar acompanhando os seus passos de uma maneira sútil, você já ouviu aquela expressão do MANTER OS CONTATINHOS?

E, isso vale também para o setor profissional e por isso preparei esse material para identificarmos o que falta ou até mesmo para otimizar a sua estrutura de contatos de uma forma mais inteligente.


COMO CRIAR UMA LISTA DE CONTATOS?

Antes de ter um mailing segmentado, precisamos saber como adquirir ou criar uma lista de contatos, que seja no mínimo ativa, o que queremos dizer com isso? Não adianta procurar no Google por comprar mailing segmentado que essa estratégia não irá ser totalmente assertiva, pois aquele contato não pediu para entrar na sua lista de marketing, em outras palavras são mais conhecidos no mundo do marketing como cold leads ou leads frios.

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Então é melhor evitar um processo nas costas e fazer algo bem feito, com possíveis clientes que possuem sinergia com o seu modelo de negócio.

Assim, independente do tipo de ação que você escolher, o desafio de conseguir com que a sua campanha tenha uma alta taxa de engajamento, pode aumentar de maneira surpreendente. O primeiro passo com certeza, além de ter o seu site e landing pages, é dar mais atenção as redes sociais para otimizar a sua presença digital. Mas, CUIDADO!

Talvez, o erro de muitos é a de manter o seu público apenas nas redes sociais e a gente já viu que as redes sociais de tempos em tempos vão perdendo a sua popularidade para outras mais novas.

Esse é o exemplo do Orkut, Snapchat, MySpace, Google+ e por aí vai, além de muitos influenciadores, que simplesmente sumiram no mundo, pois não tinham o seu endereço físico ou digital muito bem posicionado.

O Instagram hoje, é uma das ferramentas mais utilizadas para conseguir o seu público, porém ele possui uma limitação de entrega e alcance, uma vez que esse tipo de plataforma também quer algo em troca, como muitas postagens além de investimento financeiro alto. Por isso, a importância de criar a sua audiência em formato de lista de contatos ou mailing, onde é possível captar o e-mail e também o número de telefone, pois são esses os canais de contato que sempre estiveram por aí, para salvar o dia, não é mesmo?

Mas, como eu faço isso?

Para isso você precisa de uma oferta sobre algum assunto específico e que preferencialmente resolva a dor do seu público.

Afinal uma mão lava a outra, se você quer algo do seu público, será necessário também oferecer algo em troca, outras dicas como:

  • Desenvolver mensagens mais pessoais de forma que pareça que você esteja falando diretamente com a outra pessoa, mesmo não estando.
  • Buscar por hashtags nas redes sociais sobre assuntos específicos e que tenham haver com o seu posicionamento.
  • Ver quem está acompanhando esses assuntos e até acompanhar páginas dos concorrentes é uma boa pedida.
  • Trabalhe com outros tipos e meios de comunicação, nunca dependa exclusivamente de um canal.
  • Sempre que estiver em contato com o seu público, peça!

Não tenha vergonha de pedir para dar like ou para pedir o contato deles, claro que é preciso ter uma constância, mas pedir ajuda para o seu projeto, não é vergonha nenhuma, ok? Então, para resumir este tópico inteiro para criar uma audiência e uma lista de contato, são estes os três pilares principais:

  1. Presença
  2. Relacionamento
  3. Oferta

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E, como e onde criar essa presença?

  • Site
  • Landing Pages
  • Redes Sociais
  • Youtube
  • Telegram
  • Ligações

E, como conseguir um maior alcance nesses canais, sabendo que eles possuem limitações de alcance? Utilizar canais de comunicação direta como?

  • E-mail Marketing
  • SMS Marketing
  • Notificações Push

É uma excelente estratégia para você que quer avisar o público das suas novidades.


COMO MANTER UM MAILING ORGANIZADO E SEGMENTADO?

O que é mailing segmentado? E qual a importância dele para as suas ações estratégicas? Para você que ainda não sabe como organizar a sua lista de contatos, vai aqui um segredo! Existem alguns critérios de segmentação que quase todas as empresas que trabalham com marketing, CRM, PDV’s ou BI’s.

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Base atualizada no seu PDV ou CRM

Essa organização funciona quase como hashtags, que facilitam a filtragem desses contatos na hora de fazer qualquer tipo de ação, além de poder editar ou excluir a hashtag e além do telefone, nome e e-mail, você pode incluir:

  • Localização
  • Idade
  • Gênero
  • Interesses
  • Histórico de Compras ou Engajamento
  • Aqui você coloca o mês da última interação com a pessoa

E, se você possui uma empresa maior, com mais setores, você pode incluir também o setor a que esse contato pertence, podendo pertencer a mais de um setor:

  • Marketing
  • Comercial
  • Financeiro

Seja Relevante

Existem várias técnicas para ter mais facilidade em gerar um conteúdo relevante para o seu público, seja os gatilhos mentais, copy e referências mais aprofundadas sobre os temas. Mas aqui, queremos te dar 8 dicas que achamos extremamente fundamentais, para o desenvolvimento de conteúdo:

  • Enquetes
  • Google Trends
  • Planejador de palavras chave
  • Google Adwords
  • Ubersuggest
  • Autocompletar do Google
  • Trends do Twitter
  • Calendário Anual

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Essas ferramentas vão te auxiliar a planejar o seu conteúdo de forma mais assertiva e inteligente, pois além de saber os assuntos mais procurados, terá também em mãos assuntos relacionados e uma previsibilidade de alcance de público.


Mantendo a Recorrência

Quem não é visto, não é lembrado.

É aqui que você constrói a sua presença digital, seja pessoa pública, empresa de serviços ou empresa de produtos. Hoje mais do que nunca, pudemos ver e sentir uma outra realidade, como já falamos ali em cima sobre não depender de apenas um canal de comunicação, isso vale também para negócios físicos, que não estavam no mundo digital, não podemos depender de apenas um tipo de modelo negócio.

Os negócios que não estavam presentes digitalmente precisaram se adequar à necessidade atual e os que não se adequaram, infelizmente foram engolidos pelo mercado. A presença digital, nada mais é do que o posicionamento da imagem do seu negócio em meios digitais de maneira relevante para o público que você quer atingir.

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A regra de ouro é a seguinte, você pode até criar conteúdo 1 vez por semana, mas desde que isso seja constante, já foi comprovado que o seu público vai esperar que você sempre apareça nos mesmos horários, assim como é em um negócio físico onde você estipula horários de funcionamento.

Se não for estabelecido um padrão, aquela pessoa que veio te ver uma vez e você não apareceu, bem dificilmente vai te visitar novamente. E, com as dicas que demos de como gerar conteúdo relevante e constante, você terá mais facilidade em se comprometer com essa tarefa.


Retomando o Contato

Voltando ao assunto da segmentação da sua lista de contatos, você tem o controle das pessoas que compraram com você ou que tiveram algum tipo de engajamento pela última vez.

Então, que tal fazer um contato mais direcionado para aquelas pessoas que acabaram se distanciando de você ou da sua marca? Talvez falar que sentiu a falta dela, perguntar se aconteceu alguma coisa ou até mesmo se teria algo que você pudesse fazer para retomar esse contato.

PS: Um presente ou mimo nesse momento seria uma boa pedida, entregue algo que todo mundo gostaria de receber e se sentir importante.


CONCLUÍMOS QUE...

Se você chegou até aqui esperando encontrar uma fórmula mágica, infelizmente não temos como te entregar, podemos te mostrar o caminho e as ferramentas necessárias, mas trabalho ou resultados fáceis não existem e se existem é de 1/10000.

Existem uma infinidade pessoas e empresas no mundo, ou seja, muita informação para ver e digerir, por isso o posicionamento, o conteúdo, produto ou serviço relevantes e a constância são a chave de ouro para você conseguir fazer com que a sua lista de contato cresça de forma saudável e assertiva para alcançar as suas metas.

E, para te ajudar nessa jornada, preparamos um Bônus dos serviços da Ziad :)


BÔNUS

Envie o código #mailingsegmentado2020 e garanta descontos para as ações feitas com a Ziad e aproveite para validar os números da sua lista de contatos para utilizar em outras estratégias e canais de comunicação.

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