espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

A popularidade dos WhatsApp, já se mostrou muito forte aqui no Brasil e ele vem tomando cada vez mais espaço dentro dos celulares e consequentemente isso vêm chamando a atenção de muitas empresas do modelo B2C, para campanhas de Marketing.

Mas, até que ponto, isso se considera um ponto positivo?

espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

Muitos dos nossos clientes procuram o WhatsApp Marketing para se comunicar com os seus clientes, porém existem algumas barreiras que fazem com que essa ferramenta de comunicação, deixe de ser efetiva para envios de mensagem em grande escala.

Já falamos sobre esse assunto nas nossas redes sociais, é só conferir >aqui< espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

Vale ressaltar que existem muitas empresas que fazem esse tipo de serviço de maneira ilegal, inclusive é importante lembrar do escândalo do WhatsApp envolvendo políticos a alguns anos atrás, que gerou inclusive um processo de investigação pela Polícia Federal. O WhatsApp criou políticas próprias que desestimula o uso do aplicativo para ações de marketing, visto que até o seu valor de investimento chega a ser muito caro para essa finalidade.

Enfim, o propósito do WhatsApp, parece estar bem definido de maneira diferente do que as empresas buscam, mas muitos ainda insistem em utilizar da forma errada. espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

Afinal, o WhatsApp tem uma pegada mais pessoal e ali ninguém gosta de ficar recebendo propagandas o dia inteiro, então é certo que o seu número comercial entrará para a lista negra, visto que muitos irão te bloquear, pois ele já possui essa finalidade mais impessoal.


espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

WhatsApp para relacionamento

espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg


espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

Ainda sim caro, mas muitas empresas, procuram fornecedores homologados para utilizarem o serviço de forma passiva, mais para atendimento e relacionamento⠀ao cliente, ou seja, nesse modelo quem entra em contato é o cliente.

Mas, qual o motivo de ser tão caro?

A precificação do WhatsApp Oficial, está diretamente ligada ao dólar, ou seja, além da grande flutuação, o dólar por si só, já define a limitação por muitas das empresas brasileiras não poderem contratar este serviço em específico.

espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg


espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

WHATSAPP PIRATA

Afinal, o que é o WhatsApp Pirata?

Sabemos que o WhatsApp é uma tentação para as interações entre empresas e clientes, porém não é assim tão fácil quantos muitos imaginam, esse é o assunto em que muitos procuram, inclusive os nossos clientes, afinal, não podemos anular a força que o WhatsApp tem em relação a #interatividade facilitada.

Porém, como ele não é uma ferramenta de #marketing, muitos se decepcionam ao saber do valor de investimento desse tipo de serviço, o que para a maioria dos negócios é um valor exorbitante, aqui vamos excluir grandes bancos e redes como o @magazineluiza.

Estamos falando de mensalidades (Configuração de número exclusivo, automação, etc), que ficam na casa dos 4 dígitos, além do custo por interações, que é muito mais caro que um #SMS, ou seja, se torna inviável.

espaçamento entre parágrafoss_Prancheta 1.jpg

E, é nessa hora que muitos recorrem ao #WhatsAppPirata, mas não possuem conhecimento para evitar essa enrascada, por isso a nossa dica de hoje é baseada no do #Proerd, onde dizemos NÃO para as drogas! Além, de estar arriscando o nome da sua empresa com SPAM, o seu WhatsApp pode ganhar Block por estar utilizando um serviço que não é autorizado, fora que existe o alto risco do seu número enviar coisas indevidas para os seus contatos sem o seu conhecimento.