Aqui você encontra nossos conteúdos exclusivos!
Artigos, Notícias e Dicas sobre Vendas, Marketing, Técnologia e Negócios :)

Marketing

Por que você deve investir no marketing de relacionamento

Por que você deve investir no marketing de relacionamento

Em um mundo cada vez mais conectado, a interação faz parte do nosso dia a dia e isso estende-se, inclusive, ao relacionamento entre as marcas e seus clientes.

As empresas estão sempre em busca de um diferencial, que as ajudem a se destacar da concorrência. Neste quesito, o marketing de relacionamento pode ser uma excelente alternativa para alcançar esse objetivo.

Se você quer saber mais sobre marketing de relacionamento e por que as organizações devem investir nele, continue lendo este artigo!

 

 

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento consiste em ações que visam criar um relacionamento mais próximo com o consumidor, que perdure a longo prazo, tendo como objetivo principal fidelizar os clientes.

Isso pode ser feito de diversas formas e nos últimos anos o marketing de relacionamento vem sendo muito aplicado, especialmente no uso das redes sociais, blogs e envio de SMS para os clientes.

Entretanto, frisamos que as estratégias do marketing de relacionamento devem ser muito bem planejadas, para que a empresa tenha uma presença digital uniforme e linear, de acordo com sua missão, visão, valores e a imagem que deseja passar ao público.

 

 

Por que o Marketing de Relacionamento é importante para as empresas?

O marketing de relacionamento pode ajudar a melhorar muitos aspectos de sua empresa, que vão auxiliar nos processos tanto internos quanto externos. Listamos aqui os principais, confira!

 

Fideliza os clientes

Ao manter o contato frequente com seus clientes, a empresa consegue mantê-los mais próximos e criar um laço emocional com eles.

Claro que a qualidade do produto ou do serviço prestado deve ser alta para isso, porém o relacionamento também é um fator decisivo.

 

Atrai novos clientes

Nos dias de hoje, os consumidores além de estarem muito exigentes, também costumam pesquisar bastante antes de fazer uma compra e levar em conta a opinião e indicação de amigos, parentes e até mesmo pessoas que se expressaram na internet.

Por isso, o relacionamento com quem já é cliente torna-se indispensável. Inclusive em casos de reclamações, a marca precisa ter uma postura proativa para solucionar o problema o mais rápido possível e reverter a insatisfação do consumidor.

 

Facilita os feedbacks

Quando cria-se um bom relacionamento com o seu público, fica muito mais fácil colher feedbacks sinceros, tanto positivos quanto negativos e que são super importantes para melhorar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Melhora a experiência do consumidor Entender que a experiência do consumidor não resume apenas ao momento da compra é fundamental para que as empresas invistam mais no marketing de relacionamento.

Cuidar de todo o processo que antecede a compra e também do pós-venda é indispensável para proporcionar uma boa experiência ao cliente e estimular a recompra.

 

 

Como aplicar o Marketing de Relacionamento?

Existem muitas formas de incorporar o marketing de relacionamento no dia a dia de sua empresa. Abaixo damos algumas dicas de como você pode começar!

 

Identifique o perfil do seu público

Saber com quem você está falando é essencial para acertar o tom e a linguagem da comunicação. Além disso, conhecendo melhor o perfil do seu público, é possível oferecer as soluções e vantagens mais adequadas a ele, aumentando as chances de conversão.

Para isso, você pode fazer pesquisas com seus clientes, analisar o perfil do público que mais frequenta suas páginas e investir em softwares de CRM, para captar e armazenar dados mais precisos com relação aos seus consumidores e todos os atendimentos prestados a eles.

 

Mostre que a marca está disposta a ouvir Todo relacionamento consiste em uma comunicação entre ambos os lados e o relacionamento entre marcas e consumidores não é diferente.

Quando apenas a empresa fala, sem dar a chance de o cliente falar sobre suas impressões, necessidades, satisfações etc., ela pode perder muito. O consumidor gosta de ser ouvido e ter suas opiniões levadas em consideração, afinal, o produto é para satisfazer uma necessidade dele.

Portanto, use os canais de atendimento e até mesmo as redes sociais, que também podem ajudar a cumprir esse papel, para ouvir, de fato o consumidor.

 

Invista em estratégias de relacionamento

Para criar e consolidar o marketing de relacionamento em sua empresa, é preciso investir em estratégias de relacionamento.

A criação de um blog e a alimentação das redes sociais com conteúdos relevantes, por exemplo, é uma ótima opção para iniciar esse relacionamento, criando autoridade para a marca e aumentando a sua visibilidade.

 

Outra dica, é o uso do SMS para aumentar a aproximação com o cliente. Ele pode ser utilizado para a divulgação de ofertas, envio de cupons de descontos exclusivos, pode ser usado no pós venda e muito mais. Se você quiser saber como o SMS marketing pode te trazer resultado, leia também este artigo.

 

 

Lembre-se sempre de que os consumidores são pessoas, com desejos, sentimentos e emoções. Criar um relacionamento de respeito e confiança é a melhor maneira de conquistá-los e ganhar a sua admiração. Invista nisso!

Gostou das nossas dicas e quer ler mais sobre marketing de relacionamento? Siga nossas páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin) para acompanhar nossas publicações!

WhatsApp