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O dia 15 de Setembro, mais conhecido como o Dia do Cliente, teve origem no Rio Grande do Sul, sendo criada como forma de agradecimento à todos os clientes, e a essência deste dia é estreitar o relacionamento entre os consumidores e negócios ❤
Todo mundo já sabe que para fazer com que o seu cliente procure o seu negócio, é necessário facilitar a vida dele na hora de buscar a melhor opção de compra.
Mesmo que essa data seja muito recente dentro das ações de marketing brasileiro, é de suma importância pensar em estratégias efetivas para este dia, pois é uma das datas do ano em que podemos utilizar estas ações para vender mais.
Mas, você já pensou de utilizar esta oportunidade não só como uma data, mas sim como uma semana?
Por exemplo: SEMANA DO CLIENTE. Pois a cada oportunidade de descontos e promoções que realmente valham a pena, o consumidor está aproveitando para conseguir o que precisa num preço que caiba no bolso.
Se antigamente as empresas exerciam comunicação unilateral com os clientes, hoje isso não é mais adequado. Os clientes têm se tornado cada vez mais conscientes de seus direitos e cada vez mais interessados em participar das decisões corporativas, demandando produtos mais personalizados.
Então, podemos afirmar que o negócio que estiver atento pode usar esse trunfo da comunicação para mapear demandas e fidelizar clientes ao atendê-los de forma mais pessoal.
Cliente que se sente “ouvido” certamente nutrirá maior admiração pela empresa prestadora de serviços.
Desconto é uma palavra que ainda faz os olhos das pessoas brilharem. Ter uma mensagem no celular informando sobre descontos exclusivos pode ser muito efetivo ao querer atingir o seu público-alvo.
Enviando um SMS com descontos, a empresa estará deixando implícito ao consumidor que ele é importante ao receber mensagens com vantagens que ele pode ter em certos pontos de venda ou sob um plano adquirido.
Milhões são gastos em publicidade e inserção de espaços em jornais, outdoors, TVs e outras mídias, com incerteza de que serão notados quando vistos.
Muitas vezes a programação retira tanto o foco do telespectador, que o patrocinador pouco é percebido quando insere algum merchandising.
Um SMS é muito mais efetivo em comunicar de maneira rápida e bem mais barata os novos produtos e/ou serviços disponibilizados pela empresa. É possível, inclusive, colocar links para melhor consulta on-line para quem usa smartphones.
Levando em conta que o Brasil é um dos países com maior número de celulares no mundo, somando mais de 268,3 milhões de aparelhos. Em mais de 50% dos lares, as pessoas usam apenas o celular para se comunicar e não têm ou já abandonaram as linhas fixas.
Não é à toa que o uso de SMS tem se tornado uma estratégica cada vez mais poderosa para promover produtos e serviços, pois mesmo off-line é possível entregar a mensagem.
Para fidelizar um cliente, por exemplo, um estabelecimento pode oferecer cupons de desconto, códigos exclusivos como programa de fidelidade ou programas de indicação, deste modo é possível incentivar os seus clientes fazendo com que queiram participar do programa e indicar amigos por exemplo.
E para facilitar ainda mais o processo cupons podem ser gerados e enviados em forma numérica para o cliente que tenha comprado algum produto, inclusive com links para sites e páginas em redes sociais.
Compra on-line é uma tendência irreversível. Porém, alguns ainda se sentem inseguros ao comprar em e-commerces e certas páginas de lojas, devido ao grande número de fraudes existentes.
Uma mensagem confirmando a compra on-line pode ser o alívio esperado para quem efetuou alguma operação. Isso pode até substituir o antigo e-mail corporativo do pós-venda, trazendo para o cliente a sensação de que a empresa deu um feedback sobre sua responsabilidade para com ele.
Isso gera uma identificação imediata e maior confiança na imagem da empresa.
Os concursos culturais com sorteios podem ser realizados utilizando respostas alternativas ou frases enviadas. Basicamente deve-se optar por formatos que primem pela simplicidade na resposta e alternativas bem claras, para que o consumidor se sinta ajudado a cumprir tal tarefa.
Pode-se fazer um teasing para que o cliente consulte as regras do concurso na página da empresa, associando mais uma mídia e um veículo a mais de promoção.
Por exemplo, para o dia do cliente é interessante fazer uma ação para o engajamento de seus clientes, como um quiz ou desafios para concorrer à algum prêmio.
Hey, não vai embora ainda não! Queremos te fazer uma perguntinha, já parou para analisar que a maioria das pessoas estão mexendo no celular em 80% do tempo?
Se sim, separamos mais uma matéria e que achamos que você irá gostar de ler: 5 dicas de como fazer o SMS marketing te trazer resultado!