Aqui você encontra nossos conteúdos exclusivos!
Artigos, Notícias e Dicas sobre Vendas, Marketing, Técnologia e Negócios :)

Marketing

Endomarketing na Prática

Endomarketing na Prática

Antes de começar a falar sobre as ações de Endomarketing na Prática que podem ser aplicadas na sua empresa, precisamos explicar o que é o Endomarketing e porque ele é tão importante dentro das empresas.

Vamos nessa?

O que é o Endomarketing?

O pior erro que donos de empresas e líderes podem tomar nesse sentido é a falta de comunicação interna, pois são nesses momentos que a propensão de falhar aumenta, visto que uma lacuna grande é criada entre os processos.

O Endomarketing ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visam a comunicação, o engajamento e o bem-estar dos seus funcionários. Geralmente é aplicado por um setor responsável por isso, ou caso a empresa não tenha, o próprio setor de RH fica responsável por esse tipo de comunicação.

Qual a importância do Endomarketing para a minha empresa?

O endomarketing inclusive pode ser considerado um grande diferencial competitivo, já uma empresa bem estruturada tanto nos processos, quanto em um time bem preparado, consegue entregar um serviço ou um produto muitas vezes melhor e até mais rápido.

Mas, em resumo o Endomarketing é um conjunto de estratégias e ações que visam o bem-estar dos funcionários, reduzindo a taxa de rotatividade da empresa, além dos clientes. Pois, é possível maximizar a entrega dos seus produtos ou serviços quando todos os processos caminham juntos, além de otimizar os seus resultados no final do mês.

E, uma das estratégias que pode ser aplicada nesse conceito é a metodologia Lean Six Sigma, que visa aplicar um gerenciamento otimizado, que tem como objetivo corrigir erros de processo, além de identificar gargalos de desperdício, afim de readequar as ações para outros setores que se encontram carentes de estratégias mais eficazes.

Vamos aqui passar quais os seis passos desse processo, porém em outro post, iremos nos aprofundar mais neste assunto, ok?

  1. Otimização nos processos internos;
  2. Redução de custos, visando a eliminação de desperdícios de mão de obra e também de investimento;
  3. Identificação de falhas;
  4. Melhorias nos ciclos de processos;
  5. Melhoria de serviços e produtos oferecidos ao cliente.

Estes são os passos de aplicação da estratégia, porém antes de chegar na parte prática da metodologia Lean Six Sigma, é necessário:

  • Definir o projeto, através das necessidades dos clientes e da empresa;
  • Mapear o impacto que a aplicação terá no processo final;
  • Analisar os processos e identificar os pontos de sabotagem, através de métricas de resultado.
  • Otimizar a produtividade e a capacidade interna, através da redução de fontes de variação desnecessárias.
  • Monitorar a metodologia aplicada, assegurando a qualidade dos resultados obtidos.

Como implantar o Endomarketing na minha empresa?

Antes de mais nada, você deve entender que nas aplicações de Endomarketing ou Marketing Interno, os seus funcionários e/ou equipe, são os seus clientes e devem ser tratados como protagonistas da sua empresa. Levando isso em consideração, assim como no marketing tradicional, será necessário traçar metas e objetivos para otimizar o relacionamento entre funcionários, liderança e empresa.

Transparência e Reconhecimento são as palavras chaves do Endomarketing, são elas quem entregam a proximidade e o entendimento dos processos em uma empresa pelos funcionários, se eles enxergarem que a troca é recíproca, as chances de se comprometerem ainda mais com a empresa é de 100%.

Quais tipos de ações de Endomarketing podem ser aplicados na minha empresa?

Existem algumas formas de se aplicar ações efetivas de Endomarketing na sua empresa, veja abaixo alguns exemplos de como aplicar de forma eficaz:

  • Fazer uma avaliação trimestral mostrando os pontos que devem ser melhorados, mas enfatizando ainda mais os pontos positivos, trabalhar com feedbacks diários em conjunto é sempre legal, pois a sua equipe se sentirá acolhida pela liderança.
  • Crie atividades “extra curriculares” para quebrar o gelo e engajar os funcionários, afim de tornar o ambiente mais leve e descontraído, como integrações e happy hours, além de grupo de estudos, atividades de ergonomia com alongamentos e desafios entre equipes.
  • Crie um plano de carreira, talvez esse ponto seja um dos mais importantes, pois é necessário ter motivos para fazer com que o funcionário continue na empresa, visto que contratar um novo funcionário toda vez que ficar insatisfeito se torna muito mais caro do que simplesmente entregar um valor (benefício de crescimento) dentro da empresa, assim você diminui inclusive a sua taxa de rotatividade.

Aqui na Ziad, aplicamos boa parte dos exemplos descritos acima, alguns infelizmente precisamos cortar por motivos decorrentes a pandemia, mas esperamos que logo iremos voltar ou pelo menos conseguir readequar algumas dessas atividades, pois são elas que formam uma cultura saudável entre a equipe e inclusive com clientes.

Canais de Comunicação para Aplicação de Endomarketing

Lembramos que existem alguns tipos de canais de comunicação que podem ajudar na tarefa de escalar a sua comunicação interna, fazendo com que todos fiquem por dentro das novidades, inclusive deixando os seus clientes satisfeitos.

Redes Sociais: Antigamente quando o Endomarketing era citado, as pessoas já assimilavam com informações internas, onde o público externo não poderia ter acesso ao que acontecia dentro da empresa, porém os clientes mudaram e novas regras foram obrigadas a ser estabelecidas para fazer com que a performance em vendas fosse otimizada e que acompanhasse as mudanças do mercado. A necessidade de tudo ser omnichannel, está cada vez mais evidente, então postar com frequência as suas atividades importantes é uma ótima estratégia.

E-mail: Manter uma constância de atividades é muito importante, por isso inclua o e-mail na sua estratégia de comunicação com a sua equipe.

SMS: Por ser prático, ele se torna muito eficaz na comunicação interna de uma empresa, ainda mais quando você não possui um responsável em específico para cuidar de um setor de Endomarketing, marcar reuniões, fazer pesquisas e mensagens motivacionais são apenas algumas das estratégias que podem ser aplicadas com este recurso.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, como prometido em breve estaremos falando um pouco mais sobre a metodologia Lean Six Sigma e de como ela pode ajudar nos processos internos de uma empresa, inclusive nas ações de Endomarketing :)

WhatsApp