Aqui você encontra nossos conteúdos exclusivos!
Artigos, Notícias e Dicas sobre Vendas, Marketing, Técnologia e Negócios :)
Acompanhando as métricas de pesquisa no Google Trends, tiramos algumas dúvidas sobre o que esperar do dia dos namorados de 2020, e vimos que as pesquisas sobre o Dia dos Namorados aumentaram cerca de 20%, mas não tanto quanto o esperado.
E, presentes como lembranças e kit’s para o Dia dos Namorados, foram o que tiveram um aumento repentino nas pesquisas, isso sem contar as opções de entrega de alimentação para esse dia, que tem a tendência de aumentar somente perto do dia 12 de Junho.
De acordo com a nossa pesquisa o público maior está entre os 18 aos 34 anos e os estados onde houve esse aumento de pesquisas são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Sendo que, os 3 primeiros apresentaram um volume um pouco maior do que o restante dos estados, mas não podemos descartar o restante do território brasileiro, isso não quer dizer que os outros estados não tenham tido um aumento significativo, viu?
E, mesmo que o varejo físico esteja passando por dificuldades, é de extrema importância que você saiba aproveitar essa data da melhor maneira possível. Por isso, achamos interessante fazer esse levantamento de dados, para te ajudar a reagir ao cenário atual. Então, veja o que você irá encontrar nesse post:
• Top Trends mais procurados • Vá além das campanhas convencionais • Aposte em produtos personalizados • Esteja onde o seu cliente estiver • Mantenha uma cadência • Resumo
Para facilitar a sua jornada nas vendas do Dia dos Namorados, fomos atrás de alguns dados que inclusive saíram no Portal do Ecommerce Brasil. Assim, será mais fácil elencar quais os produtos que devem ser trabalhados para cada segmento.
Ou até mesmo, se você não possuir um produto específico, nada impede de fechar parcerias que enriqueçam a sua campanha, como por exemplo um kit montado especialmente para esse dia.
Nas categorias apresentadas, iremos separar por pesquisas em desktop e pesquisas mobile, pois, cada consumidor se comporta de maneira diferente.
Desktop:
Mobile métricas em crescimento para 2020:
As chances de você conseguir altos índices de vendas trabalhando com campanhas que façam sentido para o seu público nesse momento, são extremamente altas.
Para o Dia dos Namorados por exemplo, escolha campanhas que possam englobar o casal e até mesmo os solteiros.
Inclusive é interessante até fazer uma pesquisa com o seu público, para saber o que eles estão procurando e o que seria interessante trabalhar nessa campanha, como já dizia aquele velho ditado: Quem tem boca vai a Roma! Inclusive essa pode ser o slogan de uma campanha de batons.
Sair do óbvio no momento que estamos hoje, vai além de oferecer apenas o convencional, por que não presentear a si mesmo?
Selecione produtos especiais para a data ou então dê preferência para produtos que sejam e possam ser personalizados de alguma forma.
Quem sabe até ter a opção de embrulhar para presente ou ter uma cartinha com uma mensagem escolhida pelo próprio cliente, assim o presente já chega pronto para ser entregue.
Mas, atenção! Ao fazer a seleção de produtos é muito importante trabalhar a sua copy em cima da página que o cliente tomará a ação de compra, monte de uma forma que seja atrativa e persuasiva.
Além de claro, utilizar dos canais para que ele chegue até o destino desejado, como iremos ver no próximo tópico.
Existem muitos canais onde se pode trabalhar a sua comunicação, mas a regra é: NÃO ESCOLHA APENAS UM! Se possível tenho no mínimo 3 meios de comunicação onde você esteja presente constantemente.
Além do óbvio que seria o Google, elencamos os 3 que estão presentes nas campanhas de marketing do varejo físico e online, por mais que o Facebook ainda possua uma boa parcela de engajamento do público, já foi comprovado que o Instagram está se saindo um ótimo canal de vendas online.
Então, se você está lendo esse texto até aqui, no mínimo já deve ter ouvido falar de marketing digital ou marketing de conteúdo.
Assim, o conteúdo é o principal responsável por fazer o seu público efetuar a compra, porém é necessário ter uma cadência, que iremos falar no próximo tópico.
E, cada canal possui a sua singularidade que deve ser tratado de forma individual, claro que é possível criar um conteúdo base e replicar para todos os canais, mas é preciso adaptar para cada um.
Vale lembrar que, que todos eles são importantes para a sua divulgação, as pessoas que você não consegue alcançar no Instagram você alcança pelo e-mail ou pelo SMS.
E, a dica de ouro que damos é dar um intervalo de postagem entre cada uma delas, pois existem clientes que estão engajados em todos os canais de comunicação, ou seja, ele irá receber de uma só vez a sua mensagem em todos os canais.
Então, a estratégia de intercalar as postagens irá fazer com que ele receba uma espécie de remarketing.
Para toda e qualquer campanha, é importante saber quando começar e como fazer com que o seu público lembre do seu negócio na hora de escolher o produto perfeito para comprar.
Por isso, manter uma cadência de comunicação e conteúdo é o segredo para conseguir resultados fantásticos, mas o desafio vai além de trabalhar em cima de uma campanha específica, já é comprovado que são poucos os que conseguem fazer com que a comunicação de um negócio se perpetue.
O maior erro, é querer economizar na estratégia de marketing e querer obter resultados somente esperando que o cliente compre por conta própria.
Neste Dia dos Namorados, vale levar em consideração quais os produtos que estão em alta, parcerias são sempre uma ótima pedida, mais do mesmo geralmente não traz resultado, ficar parado não resolve nada e manter um relacionamento com o seu cliente, fará com que você sempre o mantenha por perto.
Ei, psiu! Se você ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para desenvolver a sua estratégia de Dia dos Namorados, pode entrar em contato com a gente, que ficaremos felizes em te ajudar :)